Saúde: Guajeru inicia atividades do programa “Medida Certa”
Saúde - 26 abr 2017
Atividade física realizada com os pacientes cadastrados no programa "Medida Certa".

Na última terça-feira, 25 de abril, a equipe NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, juntamente com a equipe da Unidade de Saúde Santa Rosa, realizou o primeiro encontro do “Medida Certa”. O projeto tem como objetivo acompanhar os pacientes cadastrados em ações que os levem à redução do sobrepeso e, consequentemente, reduzam os riscos e desenvolvimento das doenças associadas.

O evento teve início com a realização de uma atividade física coordenadas pelas fisioterapeutas Jocilaine Rosa e Simone Viana. Em seguida o médico Leonardo Ataíde fez uma palestra voltada para o desenvolvimento e riscos das doenças relacionadas à obesidade. Logo após, a nutricionista Fabiane Magalhães apresentou as orientações nutricionais fundamentais para o tratamento de reeducação alimentar.

Foi realizada também avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência abdominal), aferição de pressão arterial, glicemia capilar e frequência respiratória, parâmetros para serem avaliados durante todo o acompanhamento.

Profissonais que integram a equipe do NASF em Guajeru.

Segundo o nutricionista Fabiane Magalhães, a elaboração e implantação do projeto se deu em virtude do aumento da incidência de obesidade em nosso município. “Diante disso, serão realizados encontros mensais, durante um período de seis meses, envolvendo ações voltadas para reeducação alimentar, atividade física e saúde mental”, destacou Fabiane.